segunda-feira, novembro 27, 2006

 

Um exemplo a seguir...

Qual é a característica que melhor define o “Portuga” ? …Qual é?
Não sabe?…Desenrascado/Aldrabão…ahpoizé!… não essa ficou em 2ºlugar…Trafulha/Agulha. Tendo mantido o último lugar do pódio, o já nosso velho conhecido Sonso/Mentiroso.
Os árabes, africanos e até os chineses, quando chegam a Portugal e passado o período de adaptação ao novo país, recomendam aos seus familiares, que também eles sigam o seu exemplo, e emigrem para Portugal, onde o “Nacional porreirismo, caminha com total passividade, aos olhos das autoridades”. E dou como exemplo, a quantidade de “pára-quedistas”, que percorrem os restaurantes situados na avenida Luísa Todi em Setúbal, a vender Artesanato de países africanos. Será que estes indivíduos contribuem como qualquer um de nós, para a justiça da “máquina fiscal”, pagando os seus impostos?…ou também eles, tentam seguir os maus exemplos, de alguns que já cá viviam, anteriormente à sua chegada. E o "Visto de Residência será de turismo ou de vendedor ambulante?". Mas não deverá ser muito difícil, viver clandestinamente em Portugal, ahpoizé! Quando o nosso anterior Ministro dos Negócios Estrangeiros, foi a “correr” ao Canadá, interceder junto do Governo Canadiano, pelos Portugueses, que aí viviam ilegalmente. Como se o Canadá necessitasse da ajuda dos nossos ministros, para “organizar a sua loja!”…ahpoizé!


Nota do autor: não confundir “Portuga”, com Português são entidades completamente distintas, embora em primeira análise poderem ser confundidos, por serem ambos naturais do mesmo país. Gostaria também de referir, que esta crónica não tem como “pano de fundo” a xenofobia contra os naturais de outros países, que procuram encontrar em Portugal melhores condições de vida na satisfação do pleno direito de viver em comunidade, segundo as regras de cidadania vigentes em Portugal. Refiro-me isso sim, aos naturais dos países do Leste Europeu que vagueiam pela cidade de Lisboa, na procura da “esmola”, junto dos semáforos de trânsito, bem como os que desenvolvem a venda directa de artesanato em Setúbal, conforme acima descrevo. É minha convicção que os casos atrás referidos, não acrescentam nada de novo ao bom nome da Emigração em Portugal.

Comments:
Epa, deste e o post anterior..
Não sei se é má interpretação minha, mas parece que há aí um ressentimento qualquer contra os emigrantes.
Acho que Portugal não pode dar lições a ninguém em termos de emigração. Estima-se que o número de emigrantes Portugueses espalhados pelo Mundo já vai em mais de dois milhões. Quantos desses emigraram legalmente? E não estão muitos a ter um papel positivo nos países para onde emigraram?
Serão todos os emigrantes que chegam a Portugal parias, inuteis, etc?
Acho que não se pode meter a farinha toda dentro do mesmo saco.
A emigração deve ter regras sim, e as nossas fronteiras não devem ser um passador, mas o fluxo de emigrantes também pode ser uma mais valia para este país envelhecido, com mão de obra pouco qualificada e onde ninguém quer viver/trabalhar no interior (todos os anos há fruta a apodrecer nas arvores porque não se conseguem contratar trabalhadores em numero suficiente).
Acelerem-se e simplifiquem-se os mecanismos de legalização para que deixemos de ter arquitectos e engenheiros a carregar baldes de massa, medicos e enfermeiros a empurrar macas e professores universitarios a despejar caixotes do lixo. Aumente-se a fiscalização ao cancro das empresas de contrução, restauração e vida nocturna que exploram com promessas de "um dia trato dos teus papeis" e que o nosso exército e marinha controlem de facto as nossas fronteiras em vez de passarem tardes a emborcar imperiais nos quarteis.
Os chineses, queixam-se os nossos comerciantes tradicionais, são um cancro que se espalha por toda a parte e arrasa com o resto do comércio.
Do assunto não sei o suficiente para me pronunciar, apenas o seguinte, sabados, domingos e feriados la estão eles de porta aberta. Férias é um luxo a que poucos se permitem. Será que o "portuga" típico já interiorizou que sem esforço e trabalho nao se vai a lado nenhum? Que há coisas mais importantes que ter uma tv de plasma ou um "granda carrão"?
Há lojas que chegando a janeiro fazem descontos de 50% e às vezes 70%, o que é que isso nos diz das margens de lucro durante o resto do ano? Enfim, é só a minha acha para a fogueira.
Abraço e bons posts!

Alex
 
Eu passo a esclarecer: O Sô ZÉ não sabe que Setubal é uma Off-Shore? Sim, tax-free, ou porto franco em português. É tudo legal. E assim se vê a força do PCP!
E do choco frito? E da sapateira vendida juntamento com os oculos "Raybantes" no cais do barco para Troia? Isso é que ningùém fala...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?