terça-feira, novembro 28, 2006

 

A loja do Marmanjo

Ao falar-vos na pequena oficina de bairro, no pequeno Empreiteiro de obra em casa, na oficina reparadora do velho electrodoméstico, entre outros, estou a referir-me em alguns casos, à “Loja do Marmanjo”, onde pagar e requerer factura, faz com que nos olhem com algum distanciamento e até desconfiança. Ser honesto em Portugal tem pelo menos um acréscimo de 20%, para alguns, no preço do Bem ou Serviço. Quem é que nunca ouviu frases como estas: “…assim é um bocadinho mais caro, vai ter que pagar o IVA!” , “…com factura é ligeiramente mais pesado!…” ou ainda “…já podia ter dito que queria factura, que eu assim já tinha feitos as minhas contas!” Até parece que defender a legalidade é para alguns, um sinal de ser “otário”, “atrasado” ou mesmo “pacóvio”. Já devem ter notado, que mais uma vez, estou a referir-me àquela espécime com características peculiares mas tão farta no nosso país e que não escolhe tez, classe social, religião, partido político ou região de Portugal, para semear a sua vontade … O “Uga. Sim, senhor! Ele aí está. Em versão feminina ou masculina, há para todos os gostos é à escolha do freguês!”. E não nos devemos admirar que outros países, que estão há menos tempo na tão falada, União Europeia nos continuem a ultrapassar nos níveis de desenvolvimento económico, como exemplo. E sabem porquê? Porque o “compadrio”, a “cunha” e o enriquecimento ilícito de alguns com prejuízo directo de muitos também contribui para que continuemos a ouvir muito frequentemente, frases como estas, nos órgãos de comunicação social: “…Portugal continua no ultimo lugar dos países europeus com,…ahpoizé!”

Comments:
Desculpa que te diga... mas a exigires factura desse tipo de coisas, coisa que trás prejuizo exclusivamente para ti e não para o vendedor e que só enche os bolsos de ministros e co. lda., estás mesmo a ser otário... :)
 
Afinal “eles” existem! O Uga não é obra de ficção nem pertence ao mundo dos livros de Júlio Verne. Obrigado, pelo seu comentário e pelo teor demonstrado na sua opinião. Deve ser um fiel seguidor, dos princípios de vida do “chico-espertismo” e da evasão fiscal, onde os “otários” continuarão a suportar as desigualdades de alguns com prejuízo directo de todos, até ao dia em que lhe poderá sair o “tiro pela culatra” … Ahpoizé!
 
Não se trata de “chico-espertismo”, trata-se de necessidade, de ter os tostões contados e de não me poder dar ao luxo de querer parecer um super-heroi que vai resolver todos os problemas do país sendo "sério" com aqueles que não retribuem da mesma forma... falo como consumidor, não como comerciante... quem me dera que todos os vendedores fossem a “Loja do Marmanjo”, ao fim do mês tinha 21% de ordenado a mais... ahpoizé! :) O estado coitado ficava mais pobre, é certo, provávelmente deixavam de poder realizar Europeus de futebol, construir pontes Vasco da Gama, os ministros (e Administradores de certas coisas da função pública entre outros...) talvez deixassem de ganhar os largos milhares de Euros actuais e outras dessas coisas de utilidade pública semelhantes que realmente estariamos desgraçados sem elas... abram os olhos!
 
Engraçado! “abram os olhos” e ao mesmo tempo refere “…não se trata de chico-espertismo”, não percebi o teor da sua missiva. Quando defendo o equilíbrio das finanças públicas através do princípio de justiça social, refiro-me isso sim a que todos, sem excepção, tenham um papel activo na construção de uma sociedade mais equitativa (onde possamos ter melhores, Hospitais. Escolas, Tribunais, Estradas, entre muitos outros). Em relação ao seu exemplo de “Europeus de futebol”, se me é permitido, leia o artigo, também escrito por mim, e que pertence aos arquivo deste blog , de 24/10/06 e tem como título irónico “O IVA A 32%”. Se é uma questão de “abrir os olhos”, então também digo “abram os olhos e ponham-nos a ver como no Canadá, Suécia ou Dinamarca, como exemplo”
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?