quarta-feira, fevereiro 06, 2008

 

O ZÉ do BALDE (participação de acidente de trabalho)




Sou assentador de tijolos e no passado dia 8 de Setembro estava a trabalhar, sózinho no telhado de um prédio de seis andares. Quando acabei o trabalho verifiquei que tinham sobrado muitos tijolos, mais ou menos 250kgs e pensei, que em vez de os fazer descer à mão, decidi colocá-los num bidão que havia no terreno, que poderia utilizar com a ajuda de uma roldana, a qual felizmente estava fixada num dos lados do prédio, no 6ºAndar.
Desci para o terreno, e atei o bidão com uma corda. Subi pró telhado e puxei o bidão para cima e nele coloquei os tijolos. Voltei pra baixo, desci a corda e segurei-a com força, de forma que os tijolos descessem devagar.
Aí começou o sinistro. Como eu só peso 80kgs, qual não foi o meu espanto, quando de repente me senti içado no ar, saltei do chão, perdi a minha presença de espírito e esqueçi-me de largar a corda. Acho que começei a subir a grande velocidade. Lembro-me que na proximidade do terceiro andar, embati no bidão que vinha a descer (cruzei-me mesmo com ele) e isto explica as amolgadelas do capacete!
Continuei a subir, mas com menos velocidade, mas só parei no sexto andar e os meus dedos ficaram entrelaçados na roldana, que empenou e eu felizmente não parti nenhum dedo.
Enquanto tudo isto se passava cá em cima, o bidão chegou ao chão com grande estrondo, tendo o fundo do balde, partiu-se e largou a carga toda, era só cacos de tijolo, por todo o lado. Sem os tijolos, o bidão pesava pouco mais de 20kgs. Como V.Exas podem imaginar, eu estava ainda agarrado à corda cá em cima, começei então a descer rápidamente e próximo do terceiro andar, encontrei novamente o BALDE, escusado será dizer que o nosso embate, foi outra vez vigoroso,...ahpoizé!
O encontro com o "contra-peso", diminui a velocidade da minha descida pelo prédio abaixo, o suficiente para minimizar os danos corporais, quando caí em cima da "fábrica de tijolos", felizmente só dei cabo de três vertebras.
Lamento ainda informar, que enquanto me encontrava caído em cima dos tijolos, sem quase me mexer, olho para cima e vejo o bidão a descer sob a minha cabeça, só tive tempo de rolar e fugir a tempo do "Barrote",...Uff!!
Espero ter dado a informação detalhada do sucedido, porque nas "Obras", não ponho mais os pés! Fui contactado pelos estúdios da MGM em Hollywood, para fazer trabalhos de Animação,...ahpoizé!

Comments:
Olá Zé, à muito tempo que não passava por aqui, li e re-li os teus ultimos textos e dei umas gargalhadas valentes...

Temos que marcar umas jornadas gastronómicas...

Beijocas da João
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?