quinta-feira, agosto 03, 2006

 

Agora é que é, tudo pela net, é o COMPLICADEX!

Bou bos contar o que xe passou hoje comigo, tibe de ir às FINANÇAS!
É verdade, o programa COMPLICADEX, tão apregoado pelo "Xô Inginheiro", é o máximo!
Como já se devem ter apercebido, embora seja das Berças, aderi às novas tecnologias. Preenchi a minha declaração de IRS via Declarações Electrónicas.
Passado um tempinho, fui buscar o comprovativo. Acedo ao site, coloco nº de contribuinte e senha e lá vai disto!
Entrei no site, primeiro, vou ao simulador do IRS ( ver quanto me tocava!) quando sou surpreendido com um número de5 dígitos. Pensei, bom, isto está a dar mais do que eu pensava!.UPS! O que se passa? Não me digas que...Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...não é para receber é para pagar!
Bom, há que ter sangue frio, calma, um problema de cada vez. Fui verificar a declaração, começo pelos rendimentos declarados, retenção na fonte e...aqui há Gato...não fedorento! Ah...poiZé!
O sujeito passivo B, “B” sim, de Bonita; Bondosa…Benemérita! A retenção na fonte, tinha só 3 dígitos de euros, quando na verdade o imposto retido, pago adiantadamente, era de 5 digitos. Houve que rectificar a situação e preencher uma declaração de substituição. Novamente declaração electrónica e… aqui vai disto!
Finalmente reposta a situação, pensei eu. Passados 2 meses, recebo uma carta registada das finanças e naturalmente disse para os meus botões, “vem mesmo a calhar!” Abro a carta e…aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, nããããããoooooooooo…lá se vão as férias, então tenho que pagar ainda mais 5 digitos “dele”!!!
Com o pêlo eriçado, informo-me e fico a saber que a minha declarção de substituição estava considerada “não liquidável” e que tenho dee ir à repartição de finanças da minha área de residência.
Como para além de ser das Berças, sou suburbano, o meu concelho é Loures. Vou procurar a minha repartição de finanças em Loures… e encontro-a no concelho de Lisboa, no Parque das Nações!
Fosse onde fosse, eu tinha era de resolver o problema. Chego á repartição de finanças, instalações modernaças e dou de caras como três tipos de senhas à escolha, cores diferentes. Como não havia ninguém a dar informações, apostei na amarela , senha nº 31. Vou entrando, procuro o placard indicativo para saber a minha posição na fila, olho...olho...continuo a olhar e...nada! Insisto… nada! Não havia placard informativo. Pergunto como sei quando é a minha vez, ao que me respondem que é por chamada dos os funcionário…só que a sala tem uma acústica horrível...
Passadas umas horas depois de situações caricatas, de o 22 passar à frente do 18, o 17 vir a seguir ao 23, a minha vez nunca mais chega. 12horas e a repartição fecha para almoço às 12h30, porque fora de Lisboa, é assim, os serviços fecham à hora de almoço, mesmo este que está localizado em Lisboa. A situação é tal que no feriado municipal de Loures, quem entrava na repartição, encontrava umas instalações com apenas uma funcionária, porque esta era da Direcção Geral, aplica-se o regime de Lisboa e os restantes como eram de Loures, estavam a gozar o merecido feriado.
Passado isto tudo, acabo por ser atendido. Ao analisarem a minha situação disseram-me que dado tratar-se de um erro ao nível da retenção da fonte, em que o lesado era o sujeito passivo e dado o Estado já ser detentor dessa informação, por parte da entidade patronal, era considerado um erro dos serviços.
Poizzzzzzzzz…Só que, preenche-se a declaração electrónica, o sistema aceita e cala-se, bem calado e o contribuinte ou está atento ou então paga!
Foram horas de fila. Disseram-me que o meu procedimento foi o mais correcto. Pediram-me os comprovativos da situação a corrigir e de toda a declaração, verificaram, preencheram um formulário. Este ao que apurei, relatava a situação, era submetido à apreciação do CHEFE, o único que podia despachar o assunto, porque o Estado deixava de receber o que lhe era indevido!
Assim se explica a produtividade do país! Eu que perdi horas e dos funcionários que estão a rectificar a situação. É este o COMPLICADEX! O que vale, é que o Estado é pessoa de bem, Ah...PoiZé!

Comments:
ah! como eu gosto desta vida de comentarista... o meu amigo já devia saber que não se deve meter com essa gente das finanças! Aquilo é gente com artes que a razão desconhece...
Olhe, e já agora urge analisar o porquê de ter escolhido a senha amarela, não havia nenhuma verde por acaso?..Logo amarelo, amarelo porquê? Isto há coisas inquietantes...
 
Oh! Meu amigo tenho a quarta classe tirada há muitos anos, mas ainda consigo perceber muito bem o que leio. Isto é apenas uma intro...dução!
Eu, sendo um simples averiguador, como é lógico não tenho blog. Sei quem tem!!!Mas, devo dizer que "carros destes, que não pegam de manhã, também tenho!!!"
Sabe uma coisa, meu amigo? "Quando a sorte não penetra, nariz no cú e etc!!!" E mais. "Quanto mais alto me reporto, mais equivalente me certifico". Está aqui um "motim" dos diabos!!!
Vou-lhe contar mais, a propósito do seu texto sobre o FAX: Uma vez um senhor disse " Pode mandar o documento por FAX, mas tenha atenção, que eu quero o documento original do lado de cá, veja lá o que envia". Eu, modestamente respondi, que com as novas tecnologias, o documento original ia e vinha, fazendo um efeito boomerang, mas apercebi-me que estava a falar para o boneco!!!
Para além de tudo isto, só para descontrair, no outro dia um senhor da zona de Lamego, já de idade, dizia-me: "Em Espanha é que é bom!!! As gajas são boas, não são esquisitas e até podemos pagar em euros, elas aceitam tudo!!!" Grande homem!!! Enfim, trata-se de um homem que apenas gosta de "afiar o lápis, cagando nos pagamentos". Não há finanças para ninguém!!!
Beijinhos, até breve!!!
FFF
 
Há pessoas que não sabem reconhecer o esforço do "Xô Inginheiro", só porque ele gosta de mostrar trabalho. O rapaz até simpático e arranja umas palavras fixes para entreter o povo e o povo sempre tão ingrato...
Eu também contava uma história interessante do género do complicadex mas se calhar fica para outra vez, já é tarde. Eu volto para contar. Agora o senhor chamar-se gato não fedorento é mesmo para quem não conhece os seus "punzecos"! E pelos vistos quem sai aos seus não é de Genebra ( que é como quem diz não degenera). Cheira mal, ao menos cheira á merda!!!
 
hahahahahahahahahahahahahaha
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?