terça-feira, julho 18, 2006

 

O porquê de Gato...não fedorento!

"Tu é que és o...dos gatos fedorentos?", "fui ao teu Blog!", "li a tua colaboração na revista do Expresso", estas são só algumas das formas como as pessoas se me dirigiam a propósito do fenómeno "Gato Fedorento". A estas eu respondia repetidamente: "esse, não sou eu, é outro..."
No primeiro "Rock in Rio", encontrei um reputado jornalista - de um dos maiores jornais diários nacionais - com quem tenho ligações profissionais há muitos anos que me contou muito entusiasmado que tinha criado o seu blog. Mais ainda, disse-me que ao contrário de mim, assinava com pseudónimo, dadas as suas funções! Ao que de pronto lhe respondi: "esse, não sou eu, é outro...". Solta uma gargalhada e atira-me: "lá estás tu, sempre a brincar...".
Foram tantas as situações e a insistência que acabei por desistir! Deixei de responder...nem dizia que sim, mas também não dizia que não, apenas um sorriso.
Vai daí..."Ah poizé! O Gato...não Fedorento, cria o seu blog!
Não tenho a pretensão de chamar a mim o entendimento dado pelas brasileiras ao termo "gato" mas tão só o facto, de os olhos azuis, a cor dos meus, serem comumente apelidados de "olhos de gato".
"Não fedorento", porque como já deu para perceber, na verdade, nada tenho a ver com um dos divertidos "Gato Fedorento" com quem, várias vezes me confundiram. Apesar de nome e apelido comum, o mesmo clube, estatura próxima, sentido de humor, um bocadinho anafadinhos - embora actualmente mais magros (o verão está aí) - amigos em comum, a verdade é que não nos conhecemos! Embora, já o conheça de nome (será que estou a confundir com o meu?) vai já lá um tempinho, quando um primo meu, jogador de rugby(bom jogador por sinal, foi capitão da selecção de todos nós), me falou dele pela primeira vez. Recordo-me que foi numa das famosas descidas dos "Kamikazes do Rio", no rio Sella, nas Astúrias. Contava-me sobre um colega de equipa, o qual tinha o mesmo nome que o meu, que era também muito divertido pelo que tinha de o conhecer, porque tínhamos um humor em comum.
Quanto a este aspecto, percebo hoje que era bondade de primo, porque o humor do outro...está em outro nível.
Mário de Sá Carneiro, num dos seus poemas escreveu: "eu não sou eu, nem sou o outro...", relativamente ao problema que ele vivia face a Fernando Pessoa. Com estas confusões todas, cheguei a pensar se sofria do mesmo.
"Ah...poiZé!", pode acontecer a qualquer um!
Mas a mim? Um Homem das Berças?
Não, nada disso!
Eu, sou o EU e o outro, é o Outro! Tão só!
Está explicado! Ah...poiZé!

Comments:
De-lhe duro!!!!
 
Está SUPER este seu Blog! Mas... com tanta certeza que tem agora da sua identidade “Eu sou o EU e o outro é o Outro!”, veja lá não lhe aconteça o mesmo que a Mário de Sá Carneiro: “Perdi-me dentro de mim, Porque eu era labirinto”! (M.S.Carneiro in Dispersão). lol
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?